Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011


Kafka conta a história de um homem que procura a justiça, caminha até o Palácio da Lei. Diante da porta do palácio, um soldado monta a guarda.
Como o sentinela não lhe dirige uma palavra, o homem resolve esperar. Espera um dia, mas o guarda continua mudo.
“Se eu ficar por aqui, ele perceberá que eu quero entrar” pensa o homem. E ali permanece.
Passam-se dias, semanas, e anos inteiros. O homem continua diante da porta, e o sentinela continua montando guarda.
As décadas passam, o homem envelhece, e já não consegue mover-se. Finalmente, quando nota que a morte se aproxima, reúne suas últimas forças e pergunta ao guarda:
- Eu vim até aqui em busca de justiça. Por que você não me deixou entrar?
- Eu não lhe deixei? – responde, surpreso, o sentinela. – Você nunca me disse o que estava fazendo aí! A porta estava aberta, bastava empurrá-la. Por que você não entrou?
*Autor desconhecido*